O banho é um procedimento que muitas mães temem e tem dúvidas de omo dar banho adequadamente no bebê, então você poderá seguir alguns passos importantes:
1º Organize todo o material para o banho do seu bebê: sabão neutro, shampoo, uma esponja macia, uma banheira adequada, ponha água na temperatura correta (38ºC ou que o seu antebraço suporte), toalha, algodão para limpeza, escovinha, roupa limpa, fralda, álcool a 70% (para limpeza do umbigo).
2º Posicione sobre a cama uma toalha felpuda, e retire toda a roupa deixando-o apenas com a fralda, quando tomo material estiver posto, inicie o banho.
3º O banho do recém-nascido até os dois meses deve ser realizado em duas etapas: primeiro mantenha o bebê ainda com a fralda e enrolado na toalha, com uma mão segure a cabeça do bebê e apoie o seu corpo sobre o braço, nessa posição passe a mão molhada no rostinho do bebê para lava-lo após tape os ouvidos do bebê e lave o couro cabeludo (para evitar que a água entre em seus ouvidos), segundo o corpo do bebê deve ser lavado.
4º Retire a fralda do bebê e inicie a lavagem do corpo. Coloque o bebê sentado na bancada e passe o braço por trás das costas e segure um de seus braços com a mão, só então coloque-o na banheira, com outra mão que estar livre coloque-o sentado e lave sua genitália, seus bracinhos, seu tórax e suas pernas.
5º Coloque o bebê de barriga para baixo e posicione-o de modo que o seu antebraço apoia a cabeça do bebê e segure-o da mesma maneira pelo bracinho. Nessa posição lave suas costas e seu bumbum.
6º Após o banho, rapidamente enrole o bebê na toalha para evitar que ele tenha frio (ficando com as extremidades do seu corpo arroxeadas como pés e mãos).
7º Seque bem o bebê, todas as suas dobrinhas, para evitar assaduras e não ponha perfume nem utilize talco para evitar alergias e irritações.
Como cuidar do umbigo
Os cuidados com o cordão umbilical é muito importante, pois tomando as devidas precauções, pode-se evitar infecções e prevenir serias complicações.
1º Ao dar banho no bebê, deve-se lavar o cordão umbilical com sabão neutro lavando-o de forma delicada, pois ele possui uma pele fina e frágil.
2º Ao término do banho, o cordão umbilical deve ser bem seco delicadamente, para isso utilize um cotonete.
3º Após seca-lo, passe com o auxílio de um cotonete álcool a 70% (antisséptico), mais recomendado por pediatras e profissionais de saúde para evitar infecções.
4º Ao colocar a fralda no bebê deixe-a confortável, coloque o coto por dentro da fralda para protegê-lo e não a aperte muito para fecha-la.
5º A cada troca de fralda realize novamente a limpeza do umbigo delicadamente com um cotonete umedecido de água, após seque-o novamente e passe o antisséptico recomendado (álcool a 70%).
6º Nunca utilize remédios ou receitas caseiras, pois provavelmente poderá desencadear infecção no bebê, porque seu sistema imunológico ainda esta em formação e qualquer substância agressiva, agente alérgico, bactérias ou outros microrganismos podem desencadeá-la.
Banho de sol
O banho de sol no bebê é um fator muito importante e fundamental para sua saúde. Pois a vitamina D obtida na amamentação só irá ser sintetizada no organismo na presença de sol, assim como o cálcio.
É importante que a mãe dê banho de sol no bebê em seus primeiros meses de vida até as dez horas da manhã e depois das quatro, sempre com duração máxima de 15 a 20 minutos.
A mãe deve evitar dar banho de sol no bebê através de um vidro (exceto em épocas frias), pois o vidro retém boa parte dos raios de sol benéficos.
Se possível sempre dê banho de sol no bebê apenas com uma fraldinha, ou com pouca roupa, ex: uma blusinha. Para que sua pele esteja o mais exposta possível para receber os raios.
Como dar de mamar da maneira correta
É muito importante que ao amamentar a mãe e o bebê se sintam confortáveis.
O corpo do bebê deve estar em contato com o corpo da mãe, alinhado e não virado de lado para frente ou para trás com a cabeça bem apoiada e para que lhe possa trazer o máximo de conforto.
A mãe deve tomar cuidado ao posicionar o bebê, pois caso ela tenha passado por uma cesárea, deverá posiciona-lo junto ao corpo evitando que seus pezinhos tenham contato com sua cirurgia.
A pega do bebê ao seio deve ser estimulada pela mãe ao passar o bico nos lábios do bebê e na bochecha estimulando-o assim ele a abrir a boca por seu instinto natural. Ao bebê abrir bem a boca, a mãe deve introduzir o bico do peito e parte de sua aureola (principalmente a parte inferior), de modo que o queixo do bebe toque a mama, e seus lábios estejam para fora tipo peixinho, para facilitar a mamada. Caso ele não pegue de forma correta a mãe deve retirar e colocar novamente.
O bebê deve mamar a hora que ele tiver vontade, e a mãe deve oferecer-lhe uma mama de cada vez até que se possível ela esvazie por completo, pois o primeiro leite é constituído apenas de água e lactose (que é o açúcar do leite), o último leite é constituído de gordura. O leite rico em gordura é o que vai melhor saciá-lo. Essa prática também proporcionará a mãe uma adequada produção de leite.
Como prevenir assaduras
A assadura no bebê geralmente é causada pelo contato da pele com as fezes e a urina.Para que as assaduras sejam evitadas a mãe precisa tomar alguns cuidados, como:
Se ela optar por usar fralda de pano, não lave com sabão em pó e evite por amaciante, pois pode provocar irritação na pele sensível do bebê e desencadear assaduras, a fralda deve ser lavada com sabão de coco ou sabão neutro.
Se a mãe optar por usar fraldas descartáveis é bom sempre que possível ler os produtos químicos descritos na embalagem, pesquisar cada um deles e optar pela marca que possivelmente agrida menos.
Ao usar a fralda descartável ou a de pano a mãe deve estar atenta para a troca regular da fralda assim que percebê-la úmida ou com fezes, pois a prolongação da troca possivelmente desencadeara a assadura por haver contato prolongado com a urina alcalina e as fezes ácidas.
A mãe deve evitar o uso de lenços umedecidos para limpar o bebê, por conterem produtos químicos que podem provocar irritação a pele sensível, sempre que possível ela deve limpa-lo com um chumaço de algodão embebido em água e sabão.