Ao nascer, estamos prontos para receber informações que darão continuidade à formação de nossa personalidade e caráter. Portanto, fazer uso dos óleos essenciais no recém-nascido, opondo-se aos aromas sintéticos dos quais a indústria cosmética infantil está repleta, fará grande diferença no comportamento da criança. Sabe-se que as essências concentradas da planta, isto é, sua força vital, foram criadas para interagir com os seres humanos não só no contexto curativo fisiológico, mas principalmente no contexto psicológico.Ao lidar com óleos essenciais em crianças, devemos nos lembrar de como elas são sensíveis em todos os aspectos. Os bebês, principalmente, possuem a pele muito sensível, o olfato e também o paladar. Aliás, bebês adoram cheiros. É como eles reconhecem o mundo em volta deles, sendo o primeiro cheiro a reconhecerem, o da mãe. Se forem bem administrados, os óleos essenciais vão se mostrar muito eficazes no trato com os bebês e crianças.Sendo dia 12 de outubro, o Dia das Crianças, quem possui crianças e bebês em casa, sabe que todo dia é o dia deles, isto é, dia de amar, dia de festejar, dia de ser sincero, dia de compartilhar, dia de aprender tudo o que eles nos ensinam. E é certo que se aprendêssemos um pouquinho, teríamos um mundo mais fraterno.De acordo com o livro Aromatherapy for babies and children, de Shirley Price, são mencionados alguns óleos considerados seguros para crianças e bebês:.: Bergamota* .: Limão*
.: Cedro .: Tangerina*
.: Camomila Romana .: Tea Tree
.: Cipreste .: Laranja Doce*
.: Olíbano .: Rosas
.: Gerânio .: Alecrim
.: Gengibre .: Sândalo
.: Lavanda .: Ylang Ylang
*Óleos fotosensíveis.
Não se expor ao sol após o uso.Em bebês, a massagem é a forma mais utilizada em aromaterapia, porque envolve o toque e a comunicação entre a mãe e o bebê. As dicas que vamos partilhar a seguir podem ser usadas com segurança, porém, em caso de dúvida, procure sempre um especialista.
ATENÇÃO!
No caso de ingestão, dê um pouco de leite à criança, ou procure atendimento médico.
DICA n°1: Cólicas do bebê
Além de fazer os procedimentos de costume, como deitar o bebê de bruços, fazer exercício com as pernas contraindo a barriga, ou compressa de água morna, misture 2 colheres de sopa de Óleo Vegetal de amêndoa doce + 1 gota de Óleo Essencial lavanda + 1 gota de OE gerânio. Aplique na região do abdômen e nas costas, massageando.
DICA n°2: Resfriado
Misture 2 colheres das de sopa de Óleo Vegetal de semente de uva + 2 gotas de OE tea tree + 1 gota de OE limão tahiti + 1 gota de OE alecrim. Massageie o pescoço e o peito do bebê. Faça isso 2 vezes ao dia. Para bebês e crianças.
DICA n°3: Constipação
Misture 15 gotas de OE gengibre + 15 gotas de OE laranja doce em 60ml de Óleo Vegetal de germe de trigo. Massageie a região do abdômen e os pés.
DICA n°4: Cessar o choro do bebê
Misture 5 gotas de gerânio + 5 gotas de OE lavanda + 5 gotas de OE ylang ylang em 60ml de Óleo Vegetal de amêndoa doce. Massageie o corpo do bebê. Outra opção é colocar 5 gotas de qualquer um dos seguintes óleos no aromatizador e cobrir com água: OE cipreste, OE gerânio, OE lavanda ou OE ylang ylang.
DICA n°5: Digestão lenta
asDilua 20 gotas de OE laranja doce em 60ml de OV de semente de uva. Massageie os pés e a região do abdômen. Para bebês e crianças.
DICA n°6: Dor de ouvido
Dilua 60ml de óleo de semente de uva + 20 gotas de OE lavanda + 10 gotas de OE tea tree. Coloque em um cotonete e aplique em volta do ouvido, na região externa e atrás da orelha.
DICA n°7: Febre
Dilua 60ml de óleo de OV de amêndoa doce + 30 gotas de OE lavanda. Massageie o pescoço, costas, pés e atrás da orelha.
DICA n°8: Gripe
Na banheira, dilua 3 gotas de OE limão tahiti + 2 gotas de OE tea tree. Misture bem na água.
DICA n° 9: Soluço
Acrescente 5 gotas de OE tangerina no aromatizador elétrico e cubra com água.
DICA n°10: Icterícia
Dilua 10 gotas de OE gerânio + 5 gotas de OE tangerina + 5 gotas de OE alecrim em 60ml de OV de germe de trigo. Aplique na região.
DICA n°11: Feridas, cortes e machucados
Em crianças acima de 4 anos, pingue 1 ou 2 gotas de OE tea tree no local da ferida. Para cortes e machucados, pingue 1 ou 2 gotas de OE cipreste na hora para estancar o sangramento. Para não deixar cicatrizes, pingue 1 gota de OE lavanda após a limpeza do ferimento.
DICA n°12: Queimadura de sol
Para proporcionar alívio, coloque 12 gotas de OE lavanda na banheira com água fria. Misture bem.D
DICA n°13: Sono tranquilo
Acrescente 5 a 6 gotas de OE lavanda na banheira do bebê. Misture bem. Outra dica é pingar 3 gotas de OE laranja no aromatizador elétrico e cobrir com água.
DICA n°14: Congestão nasal
60ml de OV de semente de uva + 20 gotas de OE eucalipto + 10 gotas de OE gengibre. Misture bem. Massageie costas e peito.
DICA n°15: Piolho
Misture em 60ml de óleo de OV de semente de uva + 15 gotas de OE bergamota + 15 gotas de OE eucalipto + 15 gotas OE gerânio + 15 gotas de OE lavanda. Aplique com um algodão no couro cabeludo. Cubra a cabeça da criança com um lenço e deixe agir por pelo menos 2 horas. O ideal é que a criança durma com a mistura na cabeça e lave pela manhã. Repita após 48 horas.
DICA n°16: Catapora
O tratamento com óleos essenciais ajuda a reduzir consideravelmente a duração, o desconforto e a severidade da catapora. Para crianças acima de 4 anos, misture 10 gotas de OE tea tree + 15 gotas de OE lavanda em 100ml de água destilada. Use também no banho os óleos essenciais tea tree, bergamota e eucalipto. Utilize spray com água com a mistura desses óleos. Para cada 100ml de água, 15 gotas de cada.
DICA n°17: Brotoeja
Misture 30 gotas de OE lavanda em 100ml de água. Agite bem. Aplique nas brotoejas várias vezes ao dia. Deixe secar.
DICA n°18: Impetigo
Cientistas têm comprovado o uso efetivo do tea tree para tratar impetigo, além de se mostrar ser um óleo preventivo para tal. Aplique 2 ou 3 gotas de OE tea tree nas áreas infectadas 3 vezes ao dia, em crianças maiores de 4 anos.
DICA n°19: Tosse Contínua
Em crianças, massageie o peito e costas com 60ml de OV de amêndoa doce + 10 gotas de OE lavanda + 10 gotas de OE cipreste + 5 gotas de OE tea tree.
DICA n°20: Hidratante para a pele do bebê
Utilize o óleo corporal de rosas ou óleo corporal de lavanda. Pode ser um pouco mais diluído. Para tal, dilua + 30ml de OV de semente de uva ao óleo perfumado de sua preferência.(por Giseli Fernandes, estudiosa sobre óleos essenciais, óleos vegetais e produtos naturais terapêuticos)
Fonte: Price, Shirley – AROMATHERAPY FOR BABIES AND CHILDREN; Higley, Alan e Connie – REFERENCE GUIDE FOR ESSENTIAL OILS; Davis, Patricia – AROMATHERAPY AN A-Z. www.abundanthealth4u.com –www.sedonaaromatherapie.com